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Tendências de marketing para 2022

As tendências de marketing para 2022 são impulsionadas pela modernidade e ascensão do digital. Leia o nosso artigo para saber mais.

Conhecer as tendências de marketing para 2022 pode ser decisivo para o posicionamento e a ascensão da sua empresa no ano que está por vir.

O marketing é uma área essencial para o crescimento de qualquer negócio. Por meio das suas ferramentas e estratégias, é possível levar qualquer empreendimento do básico ao excelente.

Hoje em dia, observamos uma enorme revolução nos hábitos de consumo e também na maneira como se fazem negócios em todos os setores e nichos de mercado.

A forma de promover e impulsionar produtos e serviços também mudou. Com a consolidação do digital, isso se tornou muito mais fácil e democrático do que em épocas anteriores.

A maneira como produzimos conteúdo e disseminamos informações influencia, totalmente, na criação de novos jeitos de vender e comprar.

Você verá que é possível obter uma maior lucratividade aplicando algumas técnicas e usufruindo das inúmeras vantagens proporcionadas pela tecnologia.

O que esperar do marketing digital em 2022?

Essa é uma pergunta que profissionais de todas as áreas fazem, afinal, o marketing digital se tornou um aliado indispensável nas vendas de produtos e serviços.

Pensando nisso, separamos as principais tendências de marketing para 2022, para que a sua empresa ganhe muito mais engajamento e, consequentemente, aumente as vendas no ano que está por vir.

A importância dos dados

Com a migração dos consumidores para o ambiente digital e a evolução constante em seus mecanismos, é cada vez mais importante coletar dados para alavancar vendas.

Em pesquisa realizada recentemente pela Salesforce com profissionais de marketing, 78% deles disseram acreditar que os dados são os principais responsáveis por engajar clientes.

Para o próximo ano, espera-se que o número de dados coletados aumente em 75% em comparação com aquele obtido em 2020.

A popularização da experiência por voz

“Alexa, que horas são?” Essa e outras frases tornaram-se comuns em diversos lares pelo Brasil e pelo mundo afora, e mostram como esse tipo de dispositivo é popular.

Além da Alexa (Amazon), outras assistentes virtuais, como a Siri (Apple) e a Cortana (Microsoft) estão se tornando, cada vez mais, indispensáveis no dia a dia das pessoas.

E elas têm modificado, também, seus hábitos de consumo. 

Uma pesquisa realizada pela Juniper Research projeta um aumento de vendas de até US$ 19,4 bilhões, até 2023, proporcionado pelas assistentes virtuais. Impressionante, não é?

Relacionamento por meio de bots

Além das assistentes virtuais, a Inteligência Artificial (IA) também tem sido bastante difundida em plataformas de relacionamento e suporte ao cliente.

Alguns desses bots têm, até mesmo, uma imagem, que acaba por fazer parte da marca. É o caso, por exemplo, da Lu, da Magazine Luiza, que se tornou uma garota propaganda.

Essas tecnologias buscam proporcionar um atendimento mais personalizado e uma experiência mais humana.

Elas estão entre as principais tendências de marketing para 2022, e estima-se um crescimento anual de 24%, com investimentos de US$ 1,23 bilhão no setor.

O tão difundido social selling

Nunca foi tão democrático anunciar e vender um produto ou serviço. Hoje em dia, as redes sociais são uma verdadeira vitrine para todos os nichos de mercado.

Por meio de veículos como o Instagram, o Facebook e o Twitter, são efetuadas vendas e criado relacionamento com clientes todos os dias.

Essas mídias, inclusive, possuem canais específicos para o comércio, como o Instagram Shopping e o Facebook Marketplace.

Mais do que e-commerce, live commerce

O período de lockdown, durante a pandemia, trouxe a ascensão de uma nova maneira de fazer entretenimento: as famosas lives. 

A maioria dos setores se reinventou e se readequou a esse novo modelo, buscando alternativas para seguir com atividades que, anteriormente, ocorriam de forma presencial.

E essa novidade trouxe consigo excelentes oportunidades para vendas. 

Por meio do simples posicionamento de um QR Code na tela, efetuam-se inúmeras vendas por segundo com um simples toque. 

Além disso, pode-se direcionar o público de uma plataforma de vídeos para o app da marca.

O vídeo é o novo canal de comunicação favorito

Sem dúvida alguma, a nova forma favorita de se consumir conteúdo é por meio de vídeos. E, ao que tudo indica, eles vieram para ficar.

O Tik Tok, com seus vídeos curtos e massivos, transformou, definitivamente, as mídias sociais, e fez com que concorrentes buscassem inovações para não perder seu posto.

Hoje, existem, também, os reels do Instagram, YouTube shorts e outras ferramentas, cujo objetivo é proporcionar entretenimento e efetuar vendas instantaneamente.

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